segunda-feira, 4 de março de 2013

Resumos - Heitor e Duda Mendes - 1001

Resumo Sobre os Vídeos (Física)

Generalizando, os 5 (cinco) vídeos assistidos por nós, alunos, e comentados dentro de sala focam em um assunto considerado de extrema importância nos dias de hoje: A Astronomia.

Foram debatidas diversas questões sobre o Universo a qual pertencemos, inclusive a sua origem através do Big Bang (a Grande Explosão) - tema central do vídeo número 1 (um).

O Big Bang é uma das teorias mais conhecidas atualmente e, desde que foi “proposta”, é aceita (principalmente por cientistas e profissionais que se dedicam aos vastos estudos científicos), mesmo tendo em mente que o nome dado a essa teoria foi algo irônico. Quer dizer, Big Bang significa “Grande Explosão”, e para ocorrer uma explosão, é necessária a presença de oxigênio.

O que realmente aconteceu foi uma EXPANSÃO muito rápida e o que era/é chamado de Singularidade, se transformou no Universo visível e também, não visível.

Também foram citadas as GALÁXIAS, que podem variar (com relação a sua forma): há a forma de ESPIRAL, a ELÍPTICA e a IRREGULAR.

Para não estender o texto de maneira desnecessária, irei concluir comentando sobre o que penso a respeito de um BLOG e quais são as contribuições do mesmo pra com o nosso aprendizado.

Penso eu que a criação de um blog foi uma ideia espetacular, onde através dele, somos capazes de “entrarmos em contato” com assuntos mais do que interessantes, cujos quais são, normalmente, expostos em artigos, vídeos, etc... Mas, em minha concepção, acima de tudo, é preciso ter interesse, o que com certeza, contribuirá com o nosso APRENDIZADO!


Heitor - 1001

_________________________________________________________________________________

Vídeo 1
O Sol é composto principalmente de hidrogênio e hélio, sua temperatura pode chegar a 5500°C. 
Para gerar energia, o Sol converte 700 milhões de toneladas de hidrogênio em 695 milhões de toneladas de hélio por segundo. 
Alguns físicos acreditam que a teoria do Big Bang realmente existiu, e para se tentar provar isto, foram necessários anos de pesquisa e conhecimento acumulado. 
A Terra tem 4 bilhões de anos. 

Vídeo 2
Existem 3 tipos de galáxias diferentes: espiral, elítica e irregular. 
A nossa galáxia é em forma espiral, ela é chamada Via Láctea pois foi comparada a um rio de leite. 

Vídeo 3
A luz do Sol demora mais ou menos 8 minutos para chegar na Terra. 
A luz da estrela mais próxima demora 4 anos e três meses para chegar na Terra 

Vídeo 4/5
Mercúrio demora 88 dias para completar uma translação, temperatura dia= 430°C / temperatura noite= -180°C 
Vênus é o mais quente do sistema solar com 470°C de temperatura. 
Rotação- volta sobre seu eixo, gera dia e noite. 
Translação- volta em torno do Sol, gerando os anos e as estações. 
Júpiter é 1400 vezes maior que a Terra. 
Urano tem sua inclinação de quase 90°, fazendo com que gire praticamente "deitado". Sua rotação dura 17 horas e 18 minutos, já sua translação 84 anos. 
Plutão é considerado planeta anão. 

Complemento 
A explosão do Big Bang demorou apenas 10-43s para acontecer. 
O Sol se encontra a 2/3 do centro da Via Láctea. 
Após o Big Bang a densidade e a temperatura foram diminuindo. 
A estrela se forma a partir de um composto gasoso que se condensa e forma o núcleo da mesma. 
A estrela explode pois ela infla até não conseguir mais segurar sua matéria, quando isso acontece sobra apenas o seu núcleo. 
Se a estrela for grande demais, quando ela morre ela pode formar um buraco negro, ou seja ela atrai tudo a sua volta porém nada consegue sair de lá, nem mesmo a luz. 

Opinião sobre o blog de Física
O blog de Física, que foi criado para ajudar a complementar o conhecimento dos alunos e das pessoas que visitam o site é uma forma fácil e prática da professora apresentar conteúdos extra classe, pois nos dias de hoje todo mundo tem acesso a internet, tornando a comunicação mais fácil. A criação desse blog foi muito bem pensada pois ele só tem a acrescentar a todas as pessoas que entram no blog. 

Duda Mendes - 1001

Nenhum comentário:

Postar um comentário