sexta-feira, 8 de março de 2013

Lista 1 - 2001 e 2002

Queridos alunos, segue abaixo uma pequena lista de exercícios para complementar aqueles dados em sala de aula e como tarefa de casa. 
Para toda disciplina exata, a prática e o contato maior facilita o aprendizado. Porém, levando em conta o conceito envolvido, sugiro que você, ao realizar esta lista, procure descrever passo-a-passo sua linha de raciocínio.
Em breve divulgarei o gabarito.
Não se esqueçam de seguir as dicas de sala de aula. Abraços e bons estudos!


1) Um objeto é lançado horizontalmente de um penhasco vertical, com uma velocidade inicial Vhorizontal = 10 m/s.Ao atingir o solo, o objeto toca um ponto situado a 20 m da base do penhasco. Indique a altura H (em metros) do penhasco considerando que a aceleração da gravidade é  g = 10 m/s² e desprezando a resistência do ar.
a) H = 20.
b) H = 40.
c) H = 60.
d) H = 80.
e) H = 100.

2) Um objeto é lançado verticalmente para cima, de uma base, com velocidade v = 30 m/s. Indique a distância total percorrida pelo objeto desde sua saída da base até seu retorno, considerando a aceleração da gravidade g = 10 m/s² e desprezando a resistência do ar.
a) 30 m.
b) 55 m.
c) 70 m.
d) 90 m.
e) 100 m.

3) Um ciclista pedala em uma trajetória circular de raio R = 5 m, com a velocidade de translação v = 150 m/min. A velocidade angular do ciclista em rad/min é:
a) 60.
b) 50.
c) 40.
d) 30.
e) 20.

4) Um menino passeia em um carrossel de raio R. Sua mãe, do lado de fora do carrossel, observa o garoto passar por ela a cada 20 s. Determine a velocidade angular do carrossel em rad/s.
a) π/4
b) π/2
c) π/10
d) 3π/2
e) 4π

5) Um carro de massa m = 1 000 kg realiza uma curva de raio R = 20 m com uma velocidade angular w = 10 rad/s. A força centrípeta atuando no carro, em Newtons, vale:

a) 2,0 106.
b) 3,0 106.
c) 4,0 106 .
d) 2,0 105
e) 4,0 105.

6) Um pacote do correio é deixado cair de um avião que voa horizontalmente com velocidade constante. Podemos afirmar que (desprezando-se a resistência do ar):
a) um observador no avião e um observador em repouso no solo veem apenas o movimento vertical do objeto.
b) um observador no avião e um observador em repouso no solo veem apenas o movimento horizontal do objeto.
c) um observador no solo vê apenas um movimento vertical do objeto, enquanto um observador no avião vê o movimento horizontal e vertical.
d) um observador no solo vê apenas um movimento horizontal do objeto, enquanto um observador no avião vê apenas um movimento vertical.
e) um observador no solo vê um movimento horizontal e vertical do objeto, enquanto um observador no avião vê apenas um movimento vertical.

7) Um superatleta de salto em distância realiza o seu salto procurando atingir o maior alcance possível. Se ele se lança ao ar com uma velocidade cujo módulo é 10 m/s, fazendo um ângulo de 45° em relação a horizontal, é correto afirmar que o alcance atingido pelo atleta no salto é de: (considere  g = 10 m/s²)
a) 2 m.
b) 4 m.
c) 6 m.
d) 8 m.
e) 10 m.

8) Uma bola é lançada verticalmente para cima. Podemos dizer que, no ponto mais alto de sua trajetória:
a) a velocidade da bola é máxima, e a aceleração da bola é vertical e para baixo.
b) a velocidade da bola é máxima, e a aceleração da bola é vertical e para cima.
c) a velocidade da bola é mínima, e a aceleração da bola é nula.
d) a velocidade da bola é mínima, e a aceleração da bola é vertical e para baixo.
e) a velocidade da bola é mínima, e a aceleração da bola é vertical e para cima.

9) Um malabarista lança uma de suas bolinhas com velocidade inicial v = 3 m/s com, ângulo α = 45° em relação à horizontal, conforme representado abaixo.
Desprezando-se a resistência do ar, é correto afirmar que a(o)
a) altura máxima h é 45 cm.
b) alcance horizontal máximo d é 90 cm.
c) energia cinética da bolinha, no ponto h, é máxima.
d) tempo para atingir a altura máxima h é igual a 0,6 s.
e) energia mecânica da bolinha, ao atingir a outra mão do malabarista, é nula.

Fonte: Provas de vestibulares de universidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário