sexta-feira, 8 de março de 2013

Lista 1 - 1001 e 1002

Queridos alunos das turmas 1001 e 1002, selecionei algumas questões simples que envolvem o conteúdo visto para o primeiro teste. Vale a pena tentar resolver. Em breve publicarei o gabarito.

1) Imagine que a massa do Sol se tornasse subitamente quatro vezes maior do que é. Para que a força de atração do Sol sobre a Terra não sofresse alteração, a distância entre a Terra e o Sol deveria se tornar:
a) 4 vezes maior
b) 2 vezes maior
c) 8 vezes maior
d) 3 vezes maior

2) Recentemente, um astro do sistema solar perdeu seu status de planeta. A afirmação refere-se a
a) Netuno.
b) Vênus.
c) Plutão.
d) Júpiter.

3) Costuma-se dizer que a Lua está sempre caindo sobre a Terra. Por que a Lua não cai sobre a Terra, afinal?
a) Porque a Lua gira em torno da Terra.
b) Porque a aceleração da gravidade da Lua é menor que a da Terra.
c) Porque ambas, Terra e Lua, se atraem com forças de mesmo módulo, mesma direção e sentidos opostos.
d) Porque a massa da Terra é maior que a massa da Lua.
e) Porque o raio da Lua é menor que o raio da Terra.

4) Observe a figura a seguir.

De acordo com a Agência Espacial Européia entre 1957 e 2008 aproximadamente 6 mil satélites já foram lançados ao espaço, sendo que desses, apenas cerca de 800 continuam ativos.Leia as alternativas a seguir.

I. Uma grande quantidade de sondas, foguetes e satélites é lançada para missões espaciais. Quando desativados, ficam orbitando ao redor de nosso planeta e se acumulam porque não existem, no espaço, decompositores para eles.
II. Os objetos lançados para o espaço são compostos em grande parte de material nuclear e equipamentos radioativos. Após serem desativados, esses objetos são capazes de causar sérios riscos à ecologia e à vida humana.
III. A grande poluição do lixão espacial poderá levar a um “engarrafamento espacial” provocando até mesmo a colisão entre os objetos em órbita, comprometendo a pesquisa e o avanço da ciência.
IV. Se atraídos pela força gravitacional terrestre, os fragmentos espaciais ameaçam ainda mais a população, podendo cair sobre os continentes ou oceanos e causar grandes catástrofes.Estão corretas
a) apenas I e IV.
b) apenas II e III.
c) apenas I e III.
d) apenas II e IV.
e) todas as afirmativas.

5) O sistema Solar, até agosto de 2006, era constituído por 10 corpos celestes principais: o Sol e nove planetas. A partir dessa data,NÃO se incluiu mais no rol dos planetas:
a)  Lua
b)  Mercúrio
c)  Eris
d)  Ceres
e)  Plutão

6) Sabemos que a Terra tem vários tipos de movimento, entre os quais podemos destacar o de rotação e o de translação, em trajetória elíptica ao redor do Sol. Alguns fenômenos que ocorrem em nosso planeta resultam de interações com outros corpos celestes como o Sol e a Lua. Sobre esse sistema é possível afirmar:
a) O ciclo das estações do ano é influenciado pela inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de sua órbita.
b) A estação do verão corresponde à época em que a Terra passa pela região mais próxima do Sol, chamada de periélio.
c) A unidade, ano, é correspondente ao tempo necessário para o nosso planeta completar seu movimento de rotação.
d) Em qualquer época do ano, a força gravitacional do sol sobre a Terra supera a força de atração da Terra sobre o Sol.
e) As unidades de tempo, dia e semana, são associadas aos ciclos da Lua.

7) Um astronauta em órbita na estação espacial internacional, ao sair da mesma para fazer um trabalho externo consegue observar a luz de uma estrela, mas não consegue ouvir o som de uma explosão interestelar. Podemos explicar esses fenômenos com a seguinte afirmação:
a) as ondas de luz se espalham por todas as direções e atingem o astronauta; as ondas sonoras se espalham numa direção que não atinge o astronauta.
b) as ondas de luz se propagam mais rápido que as ondas sonoras, por isso o astronauta não consegue ouvir o som da explosão.
c) as ondas de luz interferem de forma destrutiva nas ondas sonoras, só restando as primeiras.
d) as ondas de luz não necessitam de meio material para se propagar, por outro lado as ondas sonoras só se propagam através de meios materiais.
e) as ondas de luz e sonoras têm a mesma natureza, mas as primeiras são mais intensas.

8) Em relação à distribuição da luz e do calor sobre a terra, assinale a alternativa que contém uma afirmação verdadeira.
a)  aquecimento da terra se faz de modo igual do equador para os pólos.
b) O tempo em que a terra completa uma rotação é de 28 horas.
c) A sucessão regular dos dias e das noites deriva do movimento de rotação da terra.
d) As estações do ano decorrem do movimento de translação da terra, resultando em quatro estações com características semelhantes nas diferentes regiões da terra.

Fonte: Sites de Universidades com publicações de provas de vestibulares realizados.

2 comentários: