sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Satélites Brasileiros

SCD-1 completa 20 anos

Primeiro satélite brasileiro comprova o êxito da engenharia espacial no país

Quinta-feira, 07 de Fevereiro de 2013

Ao concluir 105 577 voltas em torno da Terra, às 14h42min de 9 de fevereiro, o primeiro satélite brasileiro terá completado 20 anos no espaço ainda em funcionamento. O número de órbitas é mais um dos resultados impressionantes do SCD-1 (Satélite de Coleta de Dados), que tinha expectativa de apenas um ano de vida útil quando foi lançado pelo foguete norte-americano Pegasus, em 1993.

Projetado, construído e operado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o SCD-1 segue retransmitindo informações para a previsão do tempo e monitoramento do nível de água dos rios e represas, entre outras aplicações.



___________________________________________________________________________

Embraer e Telebras se unem em programa de satélite Brasileiro

São Paulo – SP, 29 de maio de 2012 – A Embraer S.A. e a Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras) assinaram hoje o acordo de acionistas para constituição da Visiona Tecnologia Espacial S.A., empresa cujo capital social será 51% da Embraer e 49% da Telebras. A Visiona participará do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), conforme Memorando de Entendimento anunciado em novembro de 2011.

O objetivo inicial da empresa é atuar no Satélite Geoestacionário Brasileiro, que visa atender às necessidades de comunicação via satélite do Governo Federal, incluindo o Programa Nacional de Banda Larga e um amplo espectro de transmissões estratégicas de defesa.




Um comentário:

  1. Esta imagem encontrada por Luiza Rezende ilustra o funcionamento de um satélite Geoestacionário.
    Retirada do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Geostationaryjava3Dsideview.gif

    Pena a imagem não mostrar a inclinação do eixo imaginário da Terra.

    ResponderExcluir